Já sei mais um bocadinho mas continuo indecisa...

quinta-feira, março 09, 2006

SNS not responding

Pois serve o presente post para desabafar a minha frustração no que respeita ao (não) funcionamento da assistência médica em Portugal. Uma pessoa que funciona no meio vai-se dando conta do mau estado das coisas mas sentir na pele que não há resposta às nossas necessidades deixa-nos bem + revoltados.

O utente é uma bola de ping pong.
Tenho o pé lixado. Vou ao médico de familia. "Isso não é nada, tome uns anti-inflamatórios, só está ligeiramente inchado (articulação tibiotársica esquerda), ecografia?não, não me parece que se justifique.Mas tudo bem pode ser. Continue com o pé elástico". Uma ecografia depois: "sim realmente tem aqui uma formação quistica, precisa de repousar o pé e fazer terapeutica anti-inflamatória (again!).
Farta da dor persistente e dos comprimidos virei-me para as agulhas. Pah, as dores amainam mas não passam e todas as semanas + e + sessões de acumpunctura e eu: já chega!
Tempo de tentar um especialista daqueles que nos levam 50 paus por consulta e não têm acordo com o Serviço Nacional de Saúde (claro!). Mais drogas e ainda gelo. Desta vez sim uma ecografia e uma radiografia e mais tarde ainda uma ressonância!Tanta coisa tanto exame e no fim "gostava de saber a opinião do Dr. XPTO especialista em pés, vá ter c ele ao hospital que ele não dá privada, tome la uma carta"
Hora de cunhas e contactos de furar o sistema e enfiar-me descaradamente na consulta do homem."Hj não é um bom dia (e não era mesmo) vem cá na proxima semana". Fui. E o Dr. tb, só para me ver. "Agradeço-lhe imenso a atenção e disponibilidade lalalalal". "pois, não é por si que faço isto..." glup!simpático... mas tudo bem quem sai a ganhar sou eu.
E ali mesmo numa maca num corredor que virou sala de intervenções o Dr. XPTO saca de duas seringas e com uma adormece as minhas terminações nervosas e com a outra aspira o conteúdo do meu quisto de estimação.

Passam-se semanas, meses. O quisto mirrou. Será que vai encher de novo?mas entretanto a dor não passou, modificou-se.
Volto ao man dos 50 paus. "Gostava que fizesse fisioterapia, peça estas requisições ao seu médico de família já que na minha clinica n tenho contrato com o seu sub sistema de saúde" - ping pong. "Consulta com o Dr. Indiano só p abril". Claro chica, o que é q esperavas... Resta-me furar novamente o sistema e cair de pára quedas no centro de saúde "se faz favor Dr. precisava destas requisições para tratar de mim..."
E entretanto tenho a consulta com o Dr. XPTO...

O sistema não funciona, não responde, a gente fura o sistema. A gente fura o sistema e então ele não funciona, não dá resposta a quem quer funcionar como deve ser. Ninguém funciona como deve ser.Eu tenho 3 médicos a olhar para o meu pé e nenhum a cuidar de mim!

Oh amigos futuros médicos!Entreguem-se aos vossos utentes, tratem as pessoas e não as doenças!

Sem comentários: